.
São 12 dias stressantes de suposta preparação, para toda a missão em si!
São 12 dias stressantes de suposta preparação, para toda a missão em si!
Basicamente são aulas leccionadas por vários funcionários da ONU de cada departamento. Nada é deixado nada ao acaso, para haver uma responsabilização de "informação passada". As aulas decorrem entre as 08:00 e as 17:00 No “Abrigado Barrack” uma zona fechada e controlada pelo exército Neozelandez onde se encontra situada, toda a estrutura, da ONU.
.
Sala do Induction Training
.
Desde direitos Humanos, Código Penal, (sendo o antigo Código Penal de Portugal em vigor actualmente) férias, psicologia,evacuação, HIV, Gripe das aves (por a Ásia ser um continente de risco), Segurança, Medicina, Logística, Cultura e Costumes Orientação, Código de Deontologia Sexual, onde é completamente proibido (com lógica) qualquer tipo de envolvimento pessoal com timorenses, assim como boleias, presentes etc. e apesar de parecer ridículo para nós europeus até aulas temos sobre sida e a maneira adequada da colocação do preservativo.
..
Está também incluído um teste de inglês, tiro, assim como de condução. Em caso de reprovação nos testes de inglês á 2ª oportunidade, isso pode custar o regresso ao país de origem. Assim como o reprovar a 2ª vez no exame de condução, pode custar estar aqui uma missão inteira sem ser autorizado a conduzir qualquer viatura da ONU! Algo ingrato num país onde ninguém tem carta de condução, seguro etc. e todos conduzem independentemente da idade. Portanto devido a condução se fazer á boa moda inglesa pela faixa esquerda, é muito comum sempre que queremos ligar o pisca por força do hábito accionar limpa vidros….Assim como abrir as viaturas do lado esquerdo no intuito de as conduzir e constatar que o volante se encontra do lado direito….
..
No meio de toda esta formação, ainda temos que cuidar de credenciação, levantamento de material, preenchimento de “ milhentos formulários” abertura de uma conta em dólares numa sede da Caixa Geral de Depósitos em Timor entre muitas outras coisas relacionadas com logística.
.
Em aulas
.
Existe alguma ansiedade patente devido á possibilidade de sermos colocados num distrito longe como o Suai ou Los Palos que ficam no extremo ou do lado oposto de Díli Apesar de nesses distritos em termos de trabalho serem bastante mais calmos, tem a desvantagem do isolamento de todo tipo de coisas, assim como a electricidade, (que por vezes só existe em determinado período), comunicações, aeroporto, lojas com bens essenciais etc. O nosso transporte dos diversos hotéis é assegurado por boleias em veículos da ONU ou em ultimo caso pelos táxis que abundam na cidade e dos quais irei falar mais á frente. O custo da viagem em toda a cidade é 1 Dólar Usa, apesar de nos últimos tempos ter aumentado para o dobro, dependendo do nosso poder de negociação com o condutor que geralmente concorda…
. .

FPU da GNR , bar
.

Bar do abrigado barrack no intervalo
Terminei o” Induction Trainning” e finalmente soube que ia ser colocado na “Police Díli Discrit” no núcleo de instrução e monitorização da “ Task Force”. Uma força policial da PNTL (Policia Nacional Timor Leste), constituída por 3 Pelotões, tendo cada Pelotão cerca de 30 homens. O meu período do Bar do abrigado barrack no intervalo tinha terminado com sucesso, mas a minha adaptação continuava…
.
Á procura de sabores novos
.
.
Carreira de tiro em busca de sombra
. .
Chuva Tropical
Página muito gira.
ResponderEliminarMais uma vez estamos excelentemente representados,que corra tudo bem.
ResponderEliminarUm ABRAÇO de
Rui Pereira